sexta-feira, 28 de abril de 2017

Porca de Murça Tinto 2013



Porca de Murça Tinto 2013, Douro, Portugal

  Aqui temos muita tradição, sendo a Porca de Murça produzida na região do Douro, há 85 anos e é um dos líderes de venda do mercado local. A proprietária da empresa é a Real Companhia Velha, que foi fundada em 1756 e possui 261 anos de existência, com muito reconhecimento principalmente na produção dos Vinhos do Porto. Nos últimos anos têm investido na modernização e inovação de seus processos e produtos, mas sem esquecer o seu incrível passado, mantendo e melhorando rótulos icônicos como o que aqui degustei.

 Produzido com uvas autóctones de Portugal, sendo a Touriga Nacional, a Touriga Franca, a Tinta Roriz e a Tinta Barroca. O produtor informa que ele estagiou apenas em tanques de inox, mas creio que ele teve contato com carvalho, talvez em lascas incorporadas aos tanques, devido a seu sabor amadeirado ali presente.

  Um aroma bem interessante com destaque para cerejas negras maduras, chocolate amargo e algo floral,  como alfazemas, com boa intensidade e persistência.

  Na boca tem um ataque bem firme com bons taninos bem destacados, sabor amadeirado e frutado, intenso, boa acidez e bastante corpo. Um vinho bem correto que agrada e pede comida, harmonizando muito bem com cordeiro cozido, e carnes gordurosas em geral. Um vinho que tem bem o estilo clássico português, muito bem elaborado e com um raro custo benefício excelente. Visivelmente foi um vinho mais simples, das antigas, que foi trabalhado e melhorado com bastante competência por seus atuais responsáveis.

  Minha avaliação:

  AR 89

  Quanto custa:

  No Brasil R$ 39,00

  Em Portugal U$ 4,00

  Nos EUA U$ 8,00

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui sobre esta postagem. Você é benvindo!