domingo, 26 de junho de 2016

Nicasia Red Blend Cabernet Franc 2014


Nicasia Red Blend Cabernet Franc 2014, Mendoza, Argentina

  A história da Catena Zapata se confunde com a produção da principal uva da Argentina, a malbec, quando o patriarca da família veio da Itália no final do século 19 com as primeiras mudas. De geração em geração fizeram uma verdadeira revolução nos métodos, no manejo e na produção do vinho local. Hoje seu produto é um dos mais renomados da Argentina e não só com o malbec, mas com o chardonay, o cabernet sauvignon e outras uvas que ela produz.

  A elaboração dos vinhos em que predomina a cabernet franc, que eram há até pouco tempo raros de se encontrar, está em um forte crescimento entre os vinhos de qualidade argentinos, tornando-se cada vez mais frequentes os lançamentos de ótimos rótulos desta uva. Aqui a Catena Zapata utiliza esta cepa em 90% de sua composição, complementando com 7% merlot e 3% petit verdot.

  A  Nicasia é uma das linhas de entrada desta vinícola, que praticamente só é encontrada no mercado local argentino, embora haja algumas poucas garrafas disponíveis no Brasil, mas quando se fala da Catena Zapata, sempre podemos esperar qualidade.

 Este rótulo teve suas uvas cultivadas na Fazenda Altamira, São Carlos, na região de Lujan de Cuyo, em Mendoza a 1200 metros de altitude e após vinificado estagiou por 1 ano em carvalho francês, sendo 30% novos.

  Degustado em 09/06/2016.

  Na degustação, os aromas são de pouca intensidade, mas bem agradáveis, com destaque para as frutas negras, baunilha e notas herbais. Na boca aparecem poucos e suaves taninos, tem boa acidez e predomina a fruta, tem bom equilíbrio e não é muito complexo, nem muito intenso.

 No entanto, para analisar este vinho eu descartaria um pouco os aspectos mais técnicos e destacaria sobremaneira o sabor, que para mim, é delicioso, um vinho que valoriza essencialmente o prazer de ser tomado e apreciar seus sabores frutados e envolventes. Quisera eu, ter para tomar um vinho como este no dia a dia pelo custo que se pratica na Argentina, seguramente seria um dos que eu mais consumiria.

   Minha avaliação:

  CL 88

  Quanto custa:

  No Brasil R$ 116,00

  Na Argentina R$ 30,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui sobre esta postagem. Você é benvindo!