sexta-feira, 1 de julho de 2016

Cabreo Il Borgo Folonari 2011


Cabreo Il Borgo Folonari 2011, Toscana, Itália

 Este exemplar faz parte dos vinhos conhecidos como "Super Toscanos", que são os vinhos de alta gama da região, que não seguem as normas de produção clássicas italianas e não utilizam o DOC (Denominação de Origem Controlada) local, como por exemplo, descartam a regra de utilização obrigatória e exclusiva das uvas autóctonas e típicas, sendo mais livres para a escolha das uvas e do seu manuseio. Normalmente mesclam uvas italianas com uvas francesas e pela qualidade normalmente apresentada, criou uma legião de admiradores nos últimos anos, revolucionando e impulsionando a produção local.

  A família Folonari é muito tradicional, cultiva uvas e produz vinhos, desde o final do século XVIII. Hoje o responsável pela produção é o representante da oitava geração, o engenheiro Giovanni Folonari, que trabalhou  com Robert Mondavi em 1989 na Califórnia e o famoso produtor de Chiantis, Ruffino, de 1991 a 2000, quando organizou seu próprio empreendimento com seu pai Ambrogio Folonari, um prestigiado enólogo, aí nasceu a Ambrogio e Giovanni Folonari Tenute, que começou a executar  pequenas produções de vinhos de alta gama na Toscana.

  Hoje a linha Cabreo produz 2 vinhos, o que degustamos, um sangiovese com cabernet sauvignon e outro branco, elaborado com chardonay. As uvas tintas são plantadas no vilarejo de Greve, na região dos Chiantis Clássicos, na propriedade denominada Fattoria di Zano, as uvas chardonays, mais ao sul de Greve na propriedade Casa di Sala.

  Este vinho estagiou 16 meses em carvalho franceses e 6 meses em garrafa. Foi produzido com 70 % sangiovese e 30% cabernet sauvignon.

  Degustado em 09/06/2016.

  Na degustação o vinho mostra muitas qualidades, é introspectivo, noturno, induz àquela sensação de seriedade e de concentração, o que favorece a percepção das sutilezas que ele apresenta. O aroma é fascinante, com destaque para as frutas negras, como amoras e mirtilos, e figos secos, embora não demonstre grande persistência. No paladar mostra coerência com os aromas, é frutado, possui taninos marcantes, boa acidez e equilíbrio correto. Forte personalidade, final marcante, com a sutileza da madeira e dos taninos domados e um retrogosto que faz lembrar a azeitonas verdes. Vinho especial e marcante.

  Minha avaliação:

  AR 92

  Quanto custa:

  No Brasil R$ 350,00

  Nos EUA U$ 27,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui sobre esta postagem. Você é benvindo!