sábado, 23 de julho de 2016

Le Bertille L'Attesa, 2008


Le Bertille L'Attesa, 2008, Toscana, Itália

  Este exemplar faz parte dos vinhos conhecidos como "Super Toscanos", que são os vinhos  que não seguem as normas de produção clássicas italianas e não utilizam o DOC (Denominação de Origem Controlada) local, como por exemplo, descartam a regra de utilização obrigatória e exclusiva das uvas autóctonas e típicas, sendo mais livres para a escolha das uvas e do seu manuseio. Normalmente mesclam uvas italianas com uvas francesas e pela qualidade normalmente apresentada, criou uma legião de admiradores nos últimos anos, revolucionando e impulsionando a produção local.

  A Vinícola é a familiar Le Bertille, que é administrada por Olimpia Roberti e se localiza no coração da região de Montepulciano, onde se produzem os clássicos Chianti. Aqui foram usadas a Sangiovese 65%, a Merlot 20%, a Colorino 10% e a Ciliegiolo 5% e o vinho estagiou por 12 meses em carvalho francês.

  Aroma bem agradável balsâmico, um pouco ácido, frutas vermelhas, groselha e baunilha. Na boca o sabor é levemente picante, harmonioso com os aromas, elegante, médio corpo, com acidez destacada, notas de chocolate e um certo amargor herbal. Realmente se parece muito com um Chianti Clássico, mas a presença do merlot fez muito bem a este vinho, fornecendo uma força aromática difícil de verificar nos Chiantis tradicionais. Para mim, a decisão de incluir a cepa francesa foi muito feliz e valorizou bastante o vinho. Bom vinho que combinaria muito bem com massas em molho de tomates frescos e carne.

   Minha avaliação:

  AR 90

  Quanto custa:

  No Brasil R$ 154,00

  Na Itália $ 12,00
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui sobre esta postagem. Você é benvindo!