segunda-feira, 11 de julho de 2016

Tarima Orgânico 2012


Tarima Orgânico 2012, Alicante, Espanha

  Produzido pela Vinícola Volver, que foi criada em 2004 pela dupla de enólogos Jorge Ordoñez e Rafael Cañizares, que nos anos 90 foram uns dos responsáveis pelo "boom" dos vinhos espanhóis, ao abrir o mercado internacional, principalmente nos Estados Unidos, referenciado pelo reconhecimento de qualidade dos críticos locais, encabeçado por Robert Parker.

  A vinícola se especializou em produzir rótulos provenientes de uvas autóctonas espanholas extraídas de vinhas velhas, buscando obter o máximo da qualidade dos frutos destacando o terroir local, mas com a dinâmica da exigência do mercado atual.

  Este rótulo degustado foi produzido na região de D.O.( Denominação de Origem) Alicante, próximo à cidade de Salinas e de Pinoso, onde se produz vinhos desde a Época do Império Romano, em solo muito árido, dada a forte excassez de chuvas. Esta zona de cultivo possui um verão muito quente (excedendo os 40ºC) e um inverno muito frio (com mínimas beirando os 7ºC) e chega a nevar nas montanhas mais altas próximas à esta região.

 A uva é a Monastrel, que se adapta como poucas ao clima extremo e seco. A produção seguiu a técnica orgânica. Não passa por carvalho. Já tive a oportunidade de provar há alguns anos o top da linha, o Tarima Hill e fiquei encantado com a qualidade.

  Degustado em 10/07/2016.

  O vinho possui um belo rubi intenso e impressiona muito bem nos instigantes aromas com destaque para framboesas, mirtilos e cerejas, notas florais, queijo adocicado (ou doce de queijo) e um sutil defumado. Na boca a acidez predomina no paladar (o que é característico de um monastrel), com taninos mais verdes, provavelmente do engaço e da casca, já que não passou por madeira e o álcool está em boa medida. A forte acidez esconde um pouco os sabores frutados que se destacam no nariz. Média intensidade. É um vinho bem gastronômico que combina com carnes vermelhas menos gordurosas, conjugadas com sabores mais intensos e de certa acidez, como  molho de gorgonzola, de tomates frescos ou com alho tostado. Os pontos fortes do vinho são seus aromas e a  boa personalidade.

 Minha avaliação:

  AR 89

  Quanto custa:

  No Brasil R$ 90,00

  Nos EUA U$ 11,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui sobre esta postagem. Você é benvindo!