domingo, 3 de abril de 2016

Ludovico, Orestiadi, 2009

  

Ludovico, Orestiadi, 2009, Sicília, Itália

  A vinícola italiana  Tenute Orestiadi localiza-se na comuna de Gibellina, parte Oeste da Ilha da Sicília, onde tradicionalmente se utiliza muito a uva Nero D'Ávola.

   A Fundação Orestiadi, responsável pela vinícola e por trabalhos culturais de valorização de artistas locais, foi criada pelo falecido senador italiano Ludovico Corrao, trabalha no sistema de cooperativa e tem a filosofia de conciliar a tradição e o destaque do terroir local com as técnicas modernas de produção.

  Este vinho foi produzido a partir da tradicional uva Nero D'Avola (90%) e de cabernet sauvignon (10%), estagiou 12 meses em carvalho francês e 6 a 8 meses em garrafa.

  Degustado em 29/03/2016.

  O aroma é bem interessante, destacando-se frutas vermelhas, especialmente morangos e algo que lembra a carne fresca (o que não é comum, mas não desagradou). Na boca tem boa persistência, taninos suaves, boa acidez, notas de chocolate, frutas vermelhas e queijo suave. É um vinho com personalidade e bem diferente. Certamente não agradará a todos, mas é uma boa experiência para sair do lugar comum. Harmoniza muito bem com carnes vermelhas grelhadas ou assadas, como o contra-filé ou a fraldinha.

  Minha avaliação:

  AR 89

  Quanto custa:

  No Brasil R$ 160,00

  Nos EUA U$ 17,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui sobre esta postagem. Você é benvindo!