quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Domaine Galaman 2013


Domaine Galaman 2013, Languedoc Roussilon, Fitou, França

 Produzido pela Chateau de Negly de Jean Pax-Rosset, sob a consultoria de Claude Gros.

 A região de Fitou é uma das mais antigas produtoras de vinho do Languedoc Roussilon, com registros do início de produção realizada pelos gregos, depois os romanos melhoraram a vinificação e sempre foram vinhos bem considerados na Europa. Foi a primeira da região a receber o AOC (Área de Origem Controlada) em 1948. Possui um "terroir" considerado excelente e está proximo ao Mar Mediterrâneo, no Sul da França.

 Elaborado com 50% carignan, 30% grenache e 20% shiraz, com estágio de 6 meses em carvalho francês, é um dos vinhos de entrada da vinícola.

  Degustado em 02/01/2017.

 Os aromas são bem fora do comum, que lembram a frutas negras, especiarias, defumado, cebola desidratada, alcaçuz, fermento e carne crua, e curiosamente esta mistura pouco provável o deixa bem interessante. No paladar não tem a mesma complexidade dos aromas, tem acidez bem equilibrada, concentrado, poucos taninos, muita fruta, persistência razoável, médio corpo e média intensidade. É um vinho jovem, mas com potencial de guarda, que agrada bastante, voltando a mostrar que o Languedoc Roussilon é hoje uma das regiões francesas atuais mais interessantes, com vinhos bem variados, inovadores e de qualidade, porém com preços pagáveis. Eu vejo uma harmonização interessante com rosbife, steak tartar, ou pratos árabes com carne. 

 Não é um vinho excepcional, mas vale conhecer principalmente pela força e pela variedade aromática, já no paladar é mais comum, mas agrada, além de ter um custo razoável. Na minha avaliação técnica não se destaca com uma pontuação maior, mas o vinho não é só isso, ele tem personalidade e inova, o que considero uma grande virtude.

 Minha avaliação:

 AR 89

 Quanto custa:

 No Brasil R$ 77,00

 Nos EUA U$ 14,00

 Na França  € 6,50 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui sobre esta postagem. Você é benvindo!