quarta-feira, 14 de junho de 2017

Casa Marin Lo Abarca 2009

 

Casa Marin Lo Abarca 2009, Valle San Antonio, Chile

   Esta vinícola chilena se localiza na região vinícola de  Casablanca, em Lo Abarca, parte do Valle de San Antonio, a apenas 4 Km do Oceano Pacífico, postada numa bela região de clima frio, se enquadra no conceito de vinícola boutique, dedicando-se à produção de vinhos de alta qualidade.

  Foi fundada em 2000 por Maria Luz Marin, quando se tornou a primeira vinícola chilena a ter uma mulher como fundadora, dona e enóloga. Hoje tem o apoio de Felipe Marin, seu filho e também enólogo.

  Este Pinot Noir, desta muito competente vinícola, mostra que pode-se produzir bons exemplares desta difícil uva no Novo Mundo. Uvas cultivadas em solo calcário, vulcânico e argiloso. O vinho é envelhecido por 14 meses em barris de carvalho novos.

 Já avaliei aqui as safras 2003, 2007 , que me pareceram superiores à de 2009, e também já avaliei a safra 2008.

 Degustado em 13/06/2017.

 Empolga no nariz e o aroma é instigante, do qual se faz lembrar a muitas amoras, ameixas e cerejas doces, frescas e suculentas amassadas, com notas terrosas e herbais. Na boca é estruturado, elegante, tem taninos firmes, notas amadeiradas, certo amargor, harmonioso, médio corpo, muito persistente, intenso e concentrado. Poderia ser um pouquinho mais frutado. A temperatura de serviço sugerida do pinot noir normalmente gira em torno dos 13º C, mas este eu recomendo os 16º C. É um pinot noir com mais força que o habitual. É inegável que ele mostra porque veio, tem personalidade. Este rótulo é seguramente um dos chilenos desta cepa que valem a pena conhecer. Excelente qualidade.

 Minha avaliação:

 AR 91

 Quanto custa:

 No Brasil R$ 286,00

 No Chile R$ 186,00

 Nos EUA U$ 40,00


2 comentários:

  1. Gostei da safra e principalmente do sabor desse vinho.

    ResponderExcluir
  2. Caro Arnaldo, o Vale Casablanca chileno produz os Pinot Noires e os Sauvignons Blancs mais interessantes daquele país e este Casa Marin sem dúvida nenhuma é um dos que conseguem nos fazer felizes...

    ResponderExcluir

Comente aqui sobre esta postagem. Você é benvindo!