sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Thalassitis White Dry Wine 2015


Thalassitis White Dry Wine Santorini, Grécia, 2015

  Foi uma grata surpresa este vinho grego, que por não serem tão comuns de se encontrar no nosso mercado local, não estamos muito habituados a eles, mas a impressão deste vinho branco produzido 100% com a emblemática uva Assyrtiko, foi das melhores.

  A uva Assyrtiko é nativa da Ilha vulcânica de Santorini, aquela das casas brancas e paisagens deslumbrantes contrastantes com o azul do Mar Mediterrâneo, e possui longa história na região, sendo considerada a cepa mais representativa da Grécia. Tem por característica sua versatilidade, acidez e mineralidade. Os vinhedos na ilha são normalmente muito antigos, neste exemplar são de 80 anos, e tem uma produção pequena em cada parreira, o que costuma conferir ao vinho mais complexidade.

  Esta garrafa foi produzida pela Gaia Wines na Ilha de Santorini, vinícola fundada em 1994 pelos agrônomos atenienses Yiannis Paraskevopoulos e Leon Karatsalos, que com muito estudo e dedicação têm obtido muitos bons resultados em reintroduzir o vinho grego de qualidade no mundo.

  Os aromas do vinho trazem o frescor do limão siciliano, doce de laranja e algo floral, é suave, mineral e agrada muito. Na boca é macio, untuoso, salino, mineral, persistente, equilibrado, tem acidez sutil. Um vinho diferente e instigante, que traz complexidade e foge do habitual. Harmoniza perfeitamente com frutos do mar em geral. Acompanhei com  polvo ao vinagrete e foi excelente. Ótima surpresa que espero voltar a provar.

  Minha avaliação:

  AR 91

  Quanto custa: 

  Na Europa cerca de € 17,00

  Nos EUA U$ 22,00

  Infelizmente não encontrei disponibilidade no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui sobre esta postagem. Você é benvindo!