sábado, 20 de fevereiro de 2016

Bobal de Sanjuan, 2011


Bobal de Sanjuan, 2011, Utiel Requeña, Espanha

    A região de Utiel Requeña, na Espanha fica ao Noroeste de Valencia e 90% das uvas plantadas nesta D. O. é da variedade Bobal, uva autóctone espanhola, que tem como principal dificuldade o amadurecimento uniforme e correto, tendo em vista que elas são muito compactadas no cacho e requer muito cuidado dos produtores.

    A vinícola Bobal de Sanjuan, produz seus vinhos em forma de cooperativa e prima pela qualidade das uvas e do manuseio, para que se  mantenha a qualidade aromática da cepa e o resultado valorize o terroir local.

    O manejo das uvas colhidas na produção do vinho se dá quase totalmente em tanques de cimento, onde os produtores acreditam que se preserva melhor as virtudes destes vinhos. Pouco se utiliza o carvalho e no rótulo degustado  ele sequer foi utilizado.

  Degustado em 20/02/2016.

  No nariz pecebem-se nitidamente o destaque das frutas vermelhas frescas, principalmente morango, amora e framboesa com boa intensidade e que com o tempo ganha notas de compota. Na boca tem acidez muito presente, mas em bom equilíbrio com o conjunto, frutas vermelhas, chocolate, notas terrosas e muito frescor. Médio corpo. Elegante. Típico vinho jovem para tomar assim que aberto, muito agradável e versátil, podendo ser harmonizado tanto com carnes de aves bem condimentadas, quanto com massas, mesmo carnes vermelhas magras ou em alguns casos com sobremesas à base de chocolate e frutas. Aquele tipo de vinho que agrada à maioria. Um nível acima de um vinho do dia a dia, mas com o preço de um deles.

   Minha avaliação:

   AR 89 

  Quanto custa:

  No Brasil R$ 47,00

  Nos EUA U$ 11,00

2 comentários:

Comente aqui sobre esta postagem. Você é benvindo!