quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Zorzal Eggo Franco, 2015



Zorzal Eggo Franco, 2015, Mendoza, Argentina

  A Vinícola Zorzal está localizada em Gualtallary, no Vale do Uco, região de Mendoza, Argentina, há 1.350 metros de altitude (que é a maior altitude de produção da região vinícola de Mendoza) e desde 2008 produz vinhos de alta gama sob os cuidados dos prestigiados irmãos Michelini que invariavelmente fazem  uso das técnicas mais modernas de produção para buscar a excelência em seus vinho.

  A linha Eggo da vinícola traz o método inovador de realizar a fermentação do vinho através dos "ovos de cimento", os quais são muito bem detalhados na reportagem da Revista Adega. Este técnica dispensa o uso do estágio em carvalho, destacando mais as qualidades da uva e do terroix, além de acentuar as notas frutadas e inserir certa mineralidade ao vinho. A técnica foi criada na França por Michel Chapoutier em 2001 e hoje é utilizada por várias vinícolas ao redor do mundo.

  Este vinho foi produzido com 100% cabernet franc proveniente dos vinhedos de solo calcáreo de Gualtallary e foi vinificado com os cachos inteiros dentro do "ovo de cimento", para que se produza a fermentação alcoólica dentro do grão, sendo posteriormente retirados, para se realizar a prensa dos cachos, de onde se extrai o caldo, que retorna ao "ovo" para estagiar por mais uns 6 meses, sendo então enviado diretamente,  para o engarrafamento, sem estabilização ou filtragem.

  Degustado em 21 de Novembro de 2016.

  Possui aromas muito macios, prazerosos e adocicados de amoras, mirtilos e açúcar queimado. Na boca é intenso, marcante, equilibrado, persistente, aveludado, com taninos macios e tem muito bom corpo. Mostra um suave amargor, é bem frutado e traz notas discretas de sabores minerais e azeitonas negras. Um vinho que agrada muito e com uma pegada muito firme. Outro cabernet franc argentino que provo e agrada muito.

  Minha avaliação:

  AR 91

  Quanto custa:

  No Brasil R$ 232,00

  Nos EUA U$ 25,00

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui sobre esta postagem. Você é benvindo!