sexta-feira, 3 de março de 2017

Sarada Seleccion 2009

  

Sarada Seleccion 2009, Almansa, Espanha

  Produzido pela Vinícola Aguaza, na D.O. (Denominação de Origem) Almansa, localizada em Albacete, ao sul de Madri. A filosofia da empresa é valorizar a origem, destacando o terroir e a tradição locais.

 A principal uva tinta produzida na região é a Garnacha Tintorera, também conhecida como Alicante Bouschet ou Aragonés. Esta uva é muito utilizada em outros locais, misturadas com outras cepas, com o propósito principal de conceder mais cor ao vinho, mas em Almansa, ela é a principal protagonista. A Monastrel é a segunda uva mais cultivada da região.

 O vinho é elaborado com as variedades Garnacha Tintorera, Monastrel e Shiraz e estagiou por 12 meses em carvalho francês.

 Vinho com forte personalidade, já com perceptíveis 8 anos de idade, mas que segura bem suas características. No nariz impressiona muito bem, destacando balsâmico, doce de figos, amoras, mirtilos, chá preto e madeira antiga. Na boca tem boa intensidade, encorpado, taninos médios, fresco, forte acidez, sabor amadeirado. Um vinho com características próprias e bastante gastronômico, harmonizando com carnes defumadas, costela, carne de sol, charque, e queijos curados.

  É um vinho que, viajando na mente,  me remeteu a uma imagem de uma antiga adega subterrânea na Espanha, com cheiro de terra e de madeira mofada, onde na parte de cima tenha uma pobre estalagem e do lado de fora uma terra árida e quente com cavalos descansando. Talvez até com Dom Quixote e seu velho cavalo Rocinante em pleno século XVII.

 Mesmo que não tenha super atrativos técnicos, a personalidade na taça e minha projeção mental fantasiosa compensou favoravelmente e não é um vinho difícil de tomar. Boa experiência.

  Minha avaliação:

  AR 88

  Quanto custa:

  No Brasil R$ 74,00

  Nos EUA U$ 12,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui sobre esta postagem. Você é benvindo!