domingo, 16 de outubro de 2016

Domaine Drouhin Pinot Noir, 2012


Domaine Drouhin Pinot Noir, 2012, Oregon, EUA

  A Família Drouhin tem suas raízes na Borgonha francesa, onde produzem Pinot Noir e  Chardonay desde 1880, quando foi fundada a Maison Joseph Drouhin. O neto do fundador, Robert Drohin assumiu o negócio em 1957. Em 1961 visitou a região do Oregon nos EUA e reconheceu ali as condições de solo e clima que julgava ideais para produzir as uvas clássicas da Borgonha em território americano. Em 1986 sua filha, já formada enóloga, inicia a aproximação com a comunidade existente dos produtores de vinho do Oregon e em 1987, seu pai Robert adquire terras em Dundee Hill (região com apelação geográfica produtora de vinhos próxima a Portland) na sub-região Willamette Valley, quando se inicia o plantio das videiras e dá início à história da Domaine Drohin neste país, que ficou a cargo de Veronique, como enóloga responsável e seu irmão Phillipe, como viticultor.

  Este vinho estagiou em carvalho francês, sendo 20% novos por 8 a 10 meses e esta safra de 2012 foi considerada excelente pelo próprio produtor.

  Degustado em 11/10/2016.

  O vinho é especial, complexo e sutil. No nariz destacam-se os aromas de framboesa, champignons cozidos, ervas aromáticas e flores, como violetas e alfazema. Após algum tempo notam-se traços de chocolate. Na boca é extremamente equilibrado, macio, aveludado, marcante, persistente e elegante. Seus taninos são precisos, é levemente picante e possui um suave amargor de madeira. Uma verdadeira carícia aos sentidos e que mantém a ótima qualidade em todos os aspectos a se avaliar, um belíssimo trabalho da enóloga. É daqueles vinhos em que se lamenta ter apenas uma garrafa para degustar. Grande vinho.

  Minha avaliação:

  AR 93

  Quanto custa:

  Nos EUA U$ 47,00

 No Brasil consta no catálogo da Mistral, mas infelizmente não há disponibilidade no momento.

  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui sobre esta postagem. Você é benvindo!