quarta-feira, 23 de março de 2016

Como foi o Lançamento do Guia Descorchados 2016

Resultado de imagem para descorchados 2016

 Tive o prazer de comparecer ao lançamento do Guia Descorchados 2016 no último dia 21/03/2016 no belíssimo restaurante Praça São Lourenço na Vila Olímpia em São Paulo, que contou com a presença de inúmeros produtores que foram destacados neste Guia e seus principais vinhos para degustação.



  Para quem não sabe, o livro é um excelente guia para obter informações e avaliações dos principais vinhos de Chile, Argentina, Uruguai e, por enquanto, apenas espumantes brasileiros. Produzido pelo jornalista chileno Patricio Tapia desde 1999, começou apenas com os vinhos de seu país, mas hoje seu trabalho é considerado o mais completo  guia dos vinhos sul-americanos.

  A organização do evento foi muito boa e apesar do grande movimento não houve estresse, nem tampouco grandes dificuldades na hora da degustação. Também foi oferecida uma belíssima mesa de pães, queijos e frios que ajudaram bastante na verdadeira maratona de provas.


  Na prática, creio que cerca de 80% dos vinhos de destaque do guia estavam lá para serem degustados, com a presença de muitos enólogos, funcionários e executivos das próprias vinícolas, os quais sempre estavam dispostos a conversar e dar detalhes de seus rótulos. Eram mais de 50 produtores com seus principais produtos, em média 4 a 5 rótulos por vinícola, ou seja, por mais que quisesse era impossível degustar tudo nas 6 horas de evento.

  Sendo assim, tive que priorizar vinícolas e vinhos de destaque, essencialmente os chilenos e argentinos. Também priorizei os tintos, muito embora também provei alguns excelentes brancos. Mesmo assim contabilizei mais de 50 degustações, a maioria delas me utilizando do descarte para torná-las possíveis.

  Vou elencar alguns dos vinhos que mais me impressionaram e que sem dúvida fizeram deste evento um dos melhores do Brasil sobre vinhos de nosso continente.

  A excelente vinícola argentina Achaval Ferrer, que tive o gosto de conhecer em minha viagem à Mendoza, foi apresentada pelo seu diretor geral, o também enólogo Silvio Alberto, que trouxe os excepcionais vinhos malbec extremamente concentrados e saborosos das Fazendas Altamira e Bella Vista. Ambos fantásticos. Vinhos 96 e 97 pontos RP.

  

  A mendocina Susana Balbo trouxe seus  Benmarco Expresivo, Benmarco Malbec, o Susana Balbo Signature Malbec, um surpreendente Susana Balbo Signature Torrontés e o excepcional Brioso, um vinho macio e fascinante.


  A sempre competente vinícola Casarena, trouxe 2 rótulos, o ótimo shiraz do vinhedo Jamilla e um incrível petit verdot do vinhedo Lauren, produzidas a partir de suas uvas no Vale do Uco em Mendoza.


  A crescente vinícola chilena Ventisquero trouxe o seu principal enólogo, Felipe Tosso, com quem conversei bastante e que não economizou em seus ótimos rótulos, com destaque para o Tara, um surpreendente pinot noir do Vale Atacama, o Pangea, um shiraz empolgante e o incrível Enclave, um super cabernet sauvignon.


  O produtor "cult" Daniel Pi com sua Vinícola Tres 14 e sua busca por qualidade, trouxe da Argentina seu ótimo Imperfecto e marcou a presença de seu principal produto.


  A argentina Trapiche trouxe uma muito interessante proposta de demonstrar o terroir de suas fincas (fazendas) onde plantou o malbec e produziu vinhos que expressam as características locais, na série Trapiche Terroir Series, das Fincas Suarez Lastra, Ambrosia e Coletto. Muito aguçador descobrir as nuances de cada um. Trouxeram também o Iskay, que é um vinho de altíssima qualidade e encantou.


    Ainda da Argentina a super icônica Catena Zapata trouxe alguns de seus super vinhos e foi um dos pontos altos da degustação. Como destaque os chardonays Adriana White Stones e o Angelica Zapata, o incrível cabernet sauvignon Angelica Zapata (que para mim, foi um dos melhores da degustação) e o cultuado Nicolas Catena Zapata (um grande blend de cabernet/malbec).


 A chilena Errazuriz trouxe seu premiado Dom Maximiano, que eu não poderia deixar de provar e mostrou ser um grande vinho. Outro ícone chileno produzido pela Vinícola Errazuriz foi o incrível Seña, que foi criado pelos mitos Edward Chadwick e Robert Mondavi. Provar este vinho elaborado ao estilo Bordeaux acrescido de carmenere, que lhe dá a alma chilena, é um privilégio. Foi considerado o terceiro vinho de destaque no Guia Descorchados 2016, com 97 pontos.


  Ainda do Chile, a Cousiño Macul trouxe ótimos vinhos, mas o Lota estava fantástico. Um vinho incrível com personalidade única, encanta no nariz, na boca e empolga muito. Foi o segundo destaque do Guia Descorchados com 97 pontos e com muito merecimento. Vinho para sonhar.


  Da incrível vinícola RE conheci o seu enólogo Pablo Morande, que foi eleito várias vezes como o melhor enólogo chileno e é um verdadeiro mito do Vale Casablanca. Ele, há poucos anos, fundou esta empresa que produz vinhos de maneira experimental, mesclando técnicas antigas, novas e conhecimento acumulado, com muita personalidade e competência. Destaque para o RE Chardonnoir (blend de chardonay e pinot noir) RE Syragnan ( blend de Shiraz e Carignan), o RE NA CE, produzido com Carignan, todos excelentes e com aquele algo a mais, que sai do lugar comum e empolga.

 

  Da Vinícola chilena Pequeño Almacén de Sauzal, veio seu idealizador, o simpático Renan Cancino, que produz seus vinhos com a concepção antiga de produção, jarros de cerâmica, sem sulfitos, com fermentação natural, sem filtragem, ou seja, utiliza as técnicas ancestrais, mas com o conhecimento no manejo de todos os processos e traz os belíssimos Huazo de Sauzal e Vigno, vinhos únicos e surpreendentes.


  Para fechar os destaques, o incrível cabernet sauvignon Silencio da Cono Sur, produzido no Vale do Maipo no Chile. Um vinho que realmente mereceu o destaque principal do Guia Descorchados que lhe rendeu 98 pontos. Vinho para guardar na memória e se sentir um privilegiado por prová-lo. Incrível.


  Ao final, eu e meu amigo Jaime Roberto, que me acompanhou na "maratona", voltamos do Evento com a sensação que vivenciamos uma experiência incrível para quem aprecia vinhos de qualidade e muito animados com a possibilidade de participar de uma próxima. Lamentei não provar muito mais, mas tive que focar e a seleção degustada foi recompensadora. Parabenizo o Guia Descorchados pelo guia e pelo evento.


8 comentários:

  1. Parabéns pela postagem! Gostei muito.

    ResponderExcluir
  2. Respostas

    1. Sandra,
      O guia 2016 está custando R$ 135,00 e pode ser adquirido no seguinte endereço: http://lojainner.com.br/lancamentodescorchados2016.html
      O Guia 2015 pode ser adquirido como app na google store por R$ 42,00

      Excluir
  3. Parabéns, Rull, pelas valiosas informações! Fiquei animado para participar do próximo Descorchados.

    ResponderExcluir
  4. Realmente valeu muito a pena participar. Foi um evento excelente e se ano que vem repetirem a dose, espero estar lá também.

    ResponderExcluir

Comente aqui sobre esta postagem. Você é benvindo!