sexta-feira, 4 de março de 2016

Uva Branca, Vinho Branco? Uva Tinta, Vinho Tinto?

  Muita confusão se faz a respeito de quais uvas produzem quais vinhos. Na lógica popular, uva branca, vinho branco; uva tinta, vinho tinto. Verdade? Nem sempre. É claro que a tendência é que se confirme a lógica popular, mas há várias exceções.

  A cor e o tipo do vinho tem muito a ver com seu processo de fabricação, assim como com a uva utilizada. 

  Vamos analisar as uvas separadamente:

  Uvas brancas - Possuem pele clara, geralmente amarela ou verde.

Resultado de imagem para uva tinta vinho branco

  Quando vinificadas da maneira mais usual, antes da maceração, as uvas brancas passam por um processo de prensa suave, quando separam-se as peles e as sementes, para se utilizar apenas a polpa (chamada mosto) nas etapas seguintes, dar-se-á origem ao chamado Vinho Branco.

  Agora se as uvas brancas forem vinificadas de acordo com a técnica utilizada em vinhos tintos, quer dizer, fazer a maceração e a fermentação alcoólica em contato com as peles e as sementes das uvas, ao final da produção, esse vinho tomará uma cor mais intensa, normalmente alaranjada e desta maneira se obtém o chamado Vinho Laranja, que é uma técnica mais antiga que a do próprio vinho branco e andava meio esquecida, mas recentemente tem sido muito utilizada e difundida por alguns produtores, principalmente italianos.

 Uvas tintas - Apresentam pele escura, geralmente variando do roxo ao quase negro, porém de polpa clara, em sua maioria.


  Quando as uvas tintas são vinificadas sem contato com as peles, podem se tornar Vinho Branco, o que não é muito usual, porém há um caso clássico, o da pinot noir, que é utilizada em muitos champagnes franceses. No Alentejo recentemente foi lançado no mercado um vinho branco, produzido a partir da uva tinta aragonês. Também há outros exemplos que podem ser encontrados.

  Se as uvas tintas tiverem um rápido contato com as peles, podem produzir os chamados Vinhos Rosé, muito embora não seja a única forma de produzí-los, pois existem outros métodos, mas eles sempre são gerados a partir de uvas tintas, que irão pigmentar o vinho.

  Finalmente uvas tintas produzidas da maneira mais tradicional, em contato com suas peles e mantida assim por todo o processo de maceração e fermentação alcoólica, produzem o Vinho tinto.

  Em resumo:

  Uva branca = Vinho branco ou vinho laranja

  Uva tinta = Vinho branco, vinho rosé ou vinho tinto




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui sobre esta postagem. Você é benvindo!