quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Chateau Pape Clement, Passac Leognan, 1998


Chateau Pape Clement, Passac Leognan, 1998, Bordeaux, França

  Este rótulo, um dos mais antigos Grand Crus de Bordeaux, tem muita história. As terras que cultivam suas uvas foram adquiridas por Bertrand de Goth em 1299. Bertrand tinha sido nomeado pelo Papa da época como arcebispo de Bordeaux em 1299 e recebeu estas vinhas de presente e vários documentos demonstram seu profundo envolvimento na produção do vinho e na busca pela melhoria da produção. Em 1305, após a morte do Papa Bento XI, ele foi nomeado o sucessor, sob o nome de Papa Clement V, sendo o conhecido Papa que em 1309 rompeu com Roma e se instalou em Avignon, quando só aí, por suas funções, deixou de gerenciar a propriedade e a repassou ao novo Arcebispo de Bordeaux.

  No século XVIII a arquidiocese foi despojada de seus ativos e após uma sucessão de proprietários ao longo do tempo, passando por todas as dificuldades que o tempo traz, inclusive o ataque da praga devastadora philoxera, que arrasou os vinhedos europeus, chegamos a 1980, quando Bernard Magrez assume o Chateau Pape Clement e constrói uma grande reputação de qualidade, do já icônico vinho, reconhecido como Gran Cru Classé, denominação dada apenas aos melhores vinhos locais.

 Degustado em 19/08/2013.

 Trata-se de um blend  de merlot e cabernet sauvignon que estagia de 18 a 20 meses em carvalho francês. Este famoso vinho, aqui com 25 anos de idade, é diferente de todos os Bordeaux que provei, realmente sai do habitual, demonstrando uma personalidade única e amadureceu com maestria.

 No nariz, aparecem notas de amêndoas, chocolate e frutas negras maduras. Sabor intenso, aveludado, presença de azeitonas negras com um toque herbal, um pouco picante e taninos muito macios. Muito equilíbrio e persistência. Uma grata experiência de história, aromas e sabores.

 Minha avaliação:

 AR 94

 Quanto custa:

 Esta safra nos EUA U$ 150,00

 Outras safras no Brasil por R$ 1500,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui sobre esta postagem. Você é benvindo!