sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Dominus, 2009



Dominus Estate Christian Moueix, Napa Valley, Estados Unidos, 2009

  O Dominus, juntamente com o Opus One, fazem parte da história moderna dos vinhos do Novo Mundo, produzindo os chamados vinhos "cult" americanos. A vinícola Dominus foi criada por Christian Moueix, filho do renomado francês de Bordeaux, o enólogo Jean Pierre Moueix, responsável pela Chateau Petrus. Christian em 1968 foi estudar enologia nos EUA e decidiu pesquisar a região do Vale do Napa, na Califórnia, para produzir vinhos de alta gama, quando encontrou as terras que julgou ideais e iniciou o projeto que se tornou revolucionário com vinhos admirados e cobiçados em todo o mundo. Sua primeira colheita ocorreu em 1983

  Este renomado vinho definitivamente não é barato e vem com a chancela de possuir uma pontuação de Robert Parker RP 97, o que não é pouca coisa, mas dentre os avaliadores não foi consenso, pelo exemplo de um Wine Spectator WS 93. Produzido com cabernet sauvignon, cabernet franc e petit verdot ao estilo Bordeaux.

  Degustado em 14/05/2014.

 No nariz não empolgou, apesar de boa qualidade com aroma sutil a balsâmico e frutas negras, faltou intensidade, complexidade e não evoluiu, demonstrando ser seu ponto negativo. Seu sabor foi intenso, tânico, forte, amadeirado, leve amargor herbal. Final de boca com leve adocicado, muito bom corpo e estrutura. O paladar não decepciona, mas nos pareceu superavaliado por alguns especialistas e tem um custo benefício bastante desfavorável.

  Minha avaliação:

  AR 92

  Quanto custa:

  No Brasil R$ 1626,00; já a safra 2010 que recebeu 100 pontos RP R$ 3270,00 na Gran Cru

  Nos EUA U$ 194,00




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui sobre esta postagem. Você é benvindo!