sábado, 30 de janeiro de 2016

Huazo de Sauzal, 2013


Huazo de Sauzal, 2013, Vale do Maule, Chile

   A vinícola El Pequeño Almacén de Sauzal, que foi fundada em 2010, de propriedade de Renan Cancino, produz este vinho de maneira tradicional, artesanal e em pequena escala no povoado de Sauzal no seco interior do Vale do Maule.

  A filosofia do produtor é repaginar as tradições locais com um vinho feito às antigas, fugindo da produção moderna mais tecnológica, mas com o conhecimento acumulado, utilizando os métodos tradicionais. Até o invólucro que protege a rolha foi substituido por um rústico lacre vermelho que parece fabricado com cera, muito interessante.

  Não há tanques de aço inox, computadores, prensas mecânicas, adição de conservantes, nem sulfitos. Mantém o mosto em grandes jarros cerâmicos, utiliza a madeira com parcimônia e leveduras naturais. Produz castas menos cultivadas no país, como a carignan, a garnacha e a pais (ou chilena).

  Empolgado com a proposta retrô e ao mesmo tempo inovadora provei este exemplar que foi produzido com a casta pais em 11/11/2015.

   Logo ao colocar na taça, verifica-se um líquido de roxo intenso e turvo, denso, que obviamente dispensou a filtragem mais rigorosa.

  No nariz o aroma é pouco intenso, com notas de cravo e aniz, muito diferente. Esta rusticidade percebe-se ainda mais no paladar, com forte acidez, muita intensidade, herbal, notas de eucalipto e hortelã, um pouco terroso. Apesar da rusticidade, a certa falta de equilíbrio não incomodava e era compensada pelos sabores e pela inovação. Um vinho com personalidade única. Vale a pena conhecer.

  Minha avaliação:

  AR 91

  Quanto custa:

  No Brasil R$ 120,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui sobre esta postagem. Você é benvindo!