sábado, 30 de janeiro de 2016

H. Stagnari, 1X1 Primer Viñedo, 2011


H. Stagnari, 1X1 Primer Viñedo, 2011, Uruguai

   A história da cepa tannat no Uruguai remonta à  chegada da uva, hoje uva símbolo nacional, ao país em 1874, trazida pelo pioneiro Basco-Francês Harriague que iniciou seu plantio na cidade de Salto.

  Em 1978 Hector Stagnari retorna de sua experiência de estudos e trabalhos  em 2 vinhedos em Bordeaux e Chateneaf du Pape, inicia um trabalho investigativo para produção de vinhos de alta gama, avaliando clima, sol e solo no Uruguai, para encontrar o melhor local para produzir o tannat. Após meses de investigação chegou à região conhecida como " Nueva Hespérides" em Salta, que possuía uma forte amplitude térmica, solo argilo arenoso na primeira capa e pedras roladas em segundo nível com pouquíssima matéria orgânica e ótima drenagem.

   Curiosamente após uma série de investigações históricas no ano 2000 descobriu-se que esta área foi a mesma utilizada pelo pioneiro Harriague, que muito tempo atrás já visualizava a apropriação do terroir local para o tannat. Ainda hoje são produzidas neste local as uvas para o preparo dos melhores rótulos da vinícola.

  Já provei anteriormente alguns tannats desta vinícola e sempre gostei muito. Agora tive acesso a esse excelente cabernet sauvignon que é produzido apenas nas melhores safras.

  Aroma marcante a cravo e notas de madeira e baunilha, diferente, com muita personalidade. Na boca também percebemos o cravo e o amadeirado. Muito harmonioso e persistente . Um vinho primoroso.

  Minha avaliação:

  AR 94

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui sobre esta postagem. Você é benvindo!